fbpx

Habilidades do futuro para profissionais da contabilidade

A tecnologia promoveu alterações exponenciais na velocidade das mudanças do mercado de trabalho, inclusive no setor contábil. Cada dia mais as tecnologias de automação estão ganhando espaço no setor e substituindo profissionais que realizam tarefas repetitivas, lineares e de baixa complexidade. À medida que essas mudanças acontecem profissionais podem ser realocados em funções estratégicas e gerenciais que requerem as habilidades do futuro, que são mais analíticas, sociais, emocionais e criativas e que não podem ser desempenhadas por máquinas.

De acordo com estimativas recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, 14% dos empregos na área dos países membros correm o risco de ser completamente automatizados, e 32%, de mudar de maneira significativa. Na área da contabilidade essa mudança já começou e tem cada vez mais aderência por parte dos escritórios. 

O tempo poupado com a gestão online e automatizada dá espaço para a oferta de serviços personalizados aos clientes, como: consultorias empresariais e gerenciais, planejamento organizacional, otimização de processos, entre outras atividades estratégicas. Em outras palavras, a tecnologia na contabilidade permite agregar valor ao atendimento, conquistando assim um diferencial competitivo no mercado.

Você, profissional da contabilidade, está pronto para as novas demandas do mercado?

Na era da tecnologia, não importa apenas o que você sabe fazer, mas quão rápido você pode aprender algo novo. Neste cenário, as habilidades do futuro mais importantes são aquelas que não conseguimos substituir pela tecnologia. As habilidades sociais, emocionais e a competência para usar a tecnologia como forma de otimizar resultados nunca foram tão importantes no mercado de trabalho.

A seguir, vamos explorar algumas das habilidades do futuro mais requisitadas aos profissionais da contabilidade na era da tecnologia:

Capacidade de aprender e reaprender

Em meio a mudanças contínuas e em alta velocidade, ser flexível e conseguir adaptar-se a este movimento de transformação é algo significativo. O profissional disposto a estar em constante aprendizado é capaz de buscar soluções para novos e velhos problemas, já que está sempre atualizado

No setor contábil, que lida diariamente com mudanças de legislação e acompanha de perto as oscilações da economia, é de extrema importância ter o hábito de reciclar conhecimentos. Além de manter-se atualizado sobre o ramo contábil, o diferencial está em também buscar conhecimentos sobre conteúdos gerais como marketing, política, economia, tecnologia e desenvolvimento humano. Dessa forma você se mantém informado, compreende as mudanças da sociedade e consequentemente entende melhor os seus clientes.

Resumidamente, a habilidade de aprender e reaprender significa sair da zona de conforto, estar aberto ao novo e não ter medo de encarar desafios

Autogerenciamento

O trabalho remoto é uma das tendências recentes a qual muitos profissionais de contabilidade tiveram que se adaptar. No home office, habilidades como o foco, gestão do tempo e disciplina são colocadas à prova, uma vez que as distrações do trabalho em casa são muitas. Se antes a equipe estava no mesmo ambiente e tinha contato direto com o gestor, no trabalho remoto cada o profissional precisa lidar com o autogerenciamento das suas atividades. Esta habilidade de gerir a si mesmo, saber como evitar distrações e estabelecer metas pessoais é essencial para o profissional contábil do futuro. 

Inteligência emocional

A capacidade do profissional em lidar com suas próprias emoções têm impacto direto na forma como ele encara seus desafios. Nesse sentido, a inteligência emocional tem se tornado uma das habilidades do futuro mais importantes. O indivíduo dotado de inteligência emocional é aquele que consegue identificar e controlar suas emoções com mais facilidade. Além disso, ser capaz de olhar para o outro e seus sentimentos. 

De acordo com artigo publicado na Exame, a inteligência emocional possui cinco áreas capazes de impulsionar uma carreira: autoconhecimento, autogestão, motivação, empatia e habilidades sociais. Uma pessoa com alto nível de inteligência emocional tem a capacidade de lidar bem com os desafios do seu trabalho, comunicar-se bem com a equipe e clientes e se destacar no mercado de trabalho.

Criatividade

Em um mundo cada vez mais automatizado, a criatividade é uma habilidade muito valorizada nos profissionais do futuro. Sem medo de errar, o criativo tem a coragem de sugerir alternativas criativas para atendimentos, relacionamento com o cliente e posicionamento de mercado. 

Se na automação as máquinas dão respostas, é necessário ter profissionais criativos para fazer as perguntas certas. Dessa forma, a criatividade é essencial para oferecer diferenciais no mercado e conquistar os clientes do seu escritório contábil. As soluções criativas e inteligentes são as que promovem destaque em meio a concorrência.

Pensamento crítico

Pessoas com pensamento não linear são as mais propensas a alcançar o sucesso. O profissional contábil do futuro deve ser capaz de usar seus conhecimentos técnicos aliados ao raciocínio lógico para questionar os problemas, analisar as situações cotidianas e sugerir soluções aos obstáculos identificados.

Na prática, os escritórios de contabilidade precisam de profissionais aptos a melhorar processos internos e resolver os problemas dos clientes com eficiência e agilidade. O profissional com pensamento crítico tende a se tornar um consultor qualificado à resolver problemas dos clientes e também do escritório contábil.

Criar conexões

Ter um bom relacionamento com clientes, colegas, gestores e equipe, ser capaz de manter um canal de diálogo sempre aberto e ter facilidade nas relações interpessoais. A habilidade de criar conexões merece destaque no mercado de trabalho, pois não há nada mais humano do que construir relações.

Em um escritório contábil, onde uma parte significativa dos serviços oferecidos são técnicos, a habilidade de criar conexões resulta no diferencial de criar vínculo com os clientes. Um clientes satisfeito com o serviço prestado e que gosta do atendimento da equipe contábil, dificilmente irá trocar de contador.

Afinidade com as novas tecnologias 

Com o crescente uso de tecnologias dentro dos escritórios de contabilidade, a demanda por profissionais que tenham afinidade com essas soluções tecnológicas também aumenta. No futuro da contabilidade não há espaço para um profissional contábil “da idade da pedra”.

O uso das soluções tecnológicas já é realidade, portanto quem se familiarizar com seu uso, tem vantagem sobre aqueles que não o fizerem. É necessário perceber que a tecnologia veio para somar e para tornar a rotina contábil mais prática. Essas soluções não vieram substituir os profissionais da contabilidade, mas sim transformar sua realidade.

Dica extra: Uma solução de gestão online como o Acessórias, graças a automação de tarefas e integração de informações e documentos, é capaz de aumentar a produtividade de uma empresa contábil em até 90%.

Fale hoje mesmo com um consultor: Solicite uma demonstração grátis.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter

Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Sistema Acessórias!