fbpx

Futuro da Contabilidade: Conheça as tendências para a próxima década

A realidade de atuação de muitas profissões vem sofrendo mudanças radicais nos últimos anos, seja pelo cenário econômico, alterações no perfil dos consumidores e especialmente pelo crescente desenvolvimento da tecnologia. Não é segredo que para se manter competitivo no mercado é necessário acompanhar as mudanças, se manter atualizado e buscar oferecer diferenciais. Neste artigo falamos sobre as 05 principais tendências para o futuro da contabilidade. 

1) Presença digital

O perfil do consumidor tem mudado muito nos últimos anos e com isso ele deixou de ser um sujeito passivo no processo de compra e contratação de produtos e serviços. Hoje, com a internet, há inúmeras plataformas onde as pessoas buscam checar a reputação e esclarecer dúvidas gerais em relação aos serviços prestados por determinada empresa antes mesmo de fazer um contato pessoal. Por isso a presença digital é uma das principais tendências para o futuro da contabilidade.

Dessa forma, os escritórios de contabilidade que não estão presentes no meio digital são praticamente invisíveis para os consumidores que utilizam a internet como ferramenta de pesquisa para escolher seus prestadores de serviço e assim acabam perdendo espaço no mercado.

Por isso o marketing digital é importante! Se você ainda não realiza nada nessa área você pode começar investindo na criação de um site moderno, atualizado e responsivo e na criação das redes sociais do seu escritório de contabilidade.

Caso o seu escritório de contabilidade já invista nessa área, esse é o momento de avaliar os resultados e elaborar novas estratégias para o próximo ano. Algumas estratégias que você pode aplicar no marketing digital são:

  • Planejamento de conteúdos para as redes sociais e o blog;
  • Investimentos em publicidade paga;
  • Parcerias com outros sites.

2) Contabilidade digital e automatizada

A contabilidade digital é uma tendência que vai continuar crescendo muito nos próximos anos! Com ela, escritórios de contabilidade conseguiram prestar um serviço mais rápido, prático, moderno e eficaz aos seus clientes. 

A tecnologia na contabilidade digital não veio para substituir o trabalho do contador, mas para otimizá-lo. Em outras palavras, a contabilidade digital se trata de um investimento em serviços online que auxiliam na gestão, organização e armazenamento de dados dos escritórios de contabilidade utilizando a automação para que o contador possa usar seu tempo e energia em atividades realmente importantes. Um bom sistema de gestão é capaz de automatizar processos burocráticos e repetitivos, como por exemplo o envio de guias, controle de obrigações, gerenciamento de arquivos. Dessa forma, os escritórios de contabilidade conseguem realizar um serviço ágil, moderno e eficiente.

Perceba que falamos em agregar tecnologia à profissão e não substituir pessoas por inteligência artificial! Esse é o futuro da contabilidade. Usar os meios digitais para valorizar a figura do profissional contábil e sua valiosa contribuição intelectual na análise e orientação a respeito das empresas de seus clientes.

3) Valorização do contador como consultor

Uma das maiores tendências (se não a maior) para o futuro da contabilidade é a figura do contador consultor. Para se dedicar a essa atividade de consultoria é necessário que os escritórios de contabilidade assumam uma posição estratégica no atendimento aos clientes. Menos papelada e burocracia, mais foco na personalização do atendimento.

Pense o seguinte: se o seu escritório contribui para o crescimento dos seus clientes, você se torna aliado deles. Que maneira melhor de fidelizar do que mostrar para os seus clientes que você se importa com o crescimento deles? 

Nesse sentido, utilize a tecnologia a seu favor. É preciso mostrar diferenciais para se manter firme no mercado e, nesse sentido, a tecnologia pode ser uma aliada da profissão. Sua utilização contribui com a diminuição das rotinas burocráticas dando espaço para que o contador se dedique a funções mais relevantes e até amplie a carteira de clientes. 

4) Mudanças governamentais

O futuro da contabilidade também envolve as mudanças e reformas governamentais que foram destaque em 2019 no Brasil e que certamente terão continuidade em 2020. Portanto, para se manter atualizado é imprescindível ficar atento ao surgimento de novidades do governo relacionadas ao setor contábil, buscar informações sobre elas e ficar preparado para auxiliar seus clientes nas dúvidas que possam surgir.

Para se manter atualizado o ideal é que o profissional acompanhe os canais oficiais do governo e também os portais relevantes do setor contábil. Agindo dessa forma, você dificilmente será surpreendido pelas mudanças e estará sempre pronto para esclarecer as dúvidas de seus clientes, fortalecendo o atendimento de qualidade que é um diferencial no mercado.

As mudanças de legislação que permitem o surgimento de novas modalidades de empreendimentos, por exemplo, exigem a atenção dos escritórios de contabilidade pois representam oportunidades de negócio. Conhecendo as novas modalidades de empresas no mercado você será capaz de identificar quais poderão ser atendidas pelo seu escritório de contabilidade e identificar as oportunidades mais promissoras, o que é muito útil na hora de planejar ações de captação de novos clientes.

No caso do MEI, por exemplo, o escritório contábil pode investir no atendimento de pequenas empresas que possuem potencial de crescimento. Investindo na possibilidade de crescimento do seu cliente, você consequentemente fará o seu escritório de contábil crescer também.

5) Perspicácia comercial no cenário de crise econômica

A crise econômica atual, bem como problemas de gestão, tem feito com que muitas empresas fechem as portas. Esse cenário faz com que muitas pessoas deixem seus empregos para abrir seus próprios empreendimentos, fazendo com que o número de empreendedores no mercado aumente. Para o futuro da contabilidade isso significa que mesmo que existam mercados em crise, há outros que têm prosperado e que ainda não estão sendo explorados como oportunidades. 

Porém, diante de tantas modalidades de negócios os escritórios de contabilidade precisam definir um público de interesse para não perder o foco. Determinar um posicionamento e concentrar-se em um atendimento especializado contribui para o aumento da qualidade do serviço prestado, já que assim você consegue adaptar o seu negócio de acordo com o segmento de mercado em que pretende atuar. Essa especialização será vista como um diferencial para os seus clientes, o que agrega valor ao seu negócio.

Todos esses fatores contribuem para agregar valor ao serviço prestado pelos escritórios de contabilidade. O contador envolvido apenas com questões burocráticas e papelada ficou para trás. Esse é o momento de focar no atendimento ao cliente e proporcionar a melhor experiência possível com a sua empresa contábil. Por isso não deixe de se atualizar, buscar informações, inovação e capacitação para o setor contábil. Dessa forma você vai se manter preparado para encarar o futuro da contabilidade, garantindo sucesso profissional.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter

Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Acessórias!