fbpx

Crise e tecnologia na contabilidade: o momento é de inovação!

Durante a crise do Covid-19 os contadores têm atuado como verdadeiros médicos de CNPJs. Nesse sentido, os cuidados com a saúde das empresas oferecidos pelos contadores garantem a sobrevivência dos negócios de seus clientes e são de grande valor para minimizar os prejuízos durante este período de recessão. Assim como os serviços contábeis são fundamentais para os clientes do escritório, a tecnologia na contabilidade se torna cada vez mais uma importante aliada do contador.

A demanda por orientações aos empregadores sobre as medidas provisórias publicadas pelo governo, consultorias em gestão financeira, atendimentos de folha, créditos tributários, gestão de pessoas, tem crescido consideravelmente nos escritórios de contabilidade. Diante deste cenário, visando oferecer um bom atendimento para toda essa demanda extra, é fundamental que o contador e a equipe disponham de tempo para desenvolver atividades analíticas e atendimentos estratégicos. Assim, a tendência é que cada vez mais empresas contábeis recorram à soluções tecnológicas para reduzir custos e aumentar a produtividade sem perder a qualidade dos seus serviços.

Uma crise econômica é um bom momento para investir em tecnologia na contabilidade?

Não é de hoje que a tecnologia vem ganhando espaço nos escritórios contábeis. Embora muitas empresas evitem fazer investimentos durante uma crise, a solução para aumentar a produtividade e reduzir custos neste período pode estar justamente em uma ferramenta de tecnologia. Se você tem um perfil mais conservador, é o momento de repensar suas prioridades. Em tempos de instabilidade, desenvolver seu diferencial competitivo é fundamental para aumentar a capacidade de adaptação às mudanças.

De um lado a crise ameaça as empresas, de outro, os profissionais são instigados a usar a criatividade e acionar sua capacidade de sobreviver e reinventar-se. Nesse sentido, muitos contadores já se deram conta de que a tecnologia na contabilidade veio para somar. Basta analisar qual será o retorno sobre o investimento e perceber que uma solução tecnologia pode ser justamente o que seu escritório contábil precisa neste momento.

Como a tecnologia pode otimizar o seu escritório contábil:

A transformação digital impacta diretamente na experiência do cliente com o escritório contábil. Embora os recursos tecnológicos sejam benéficos para toda a equipe contábil, descomplicar as rotinas torna o atendimento ao cliente mais estratégico e humanizado, o que fortalece em especial o relacionamento com o cliente.

Ter o controle e o monitoramento do trabalho da equipe em tempo real, em uma plataforma online, é essencial para que o gestor tenha a visão macro do desempenho da equipe contábil. Já a automação de tarefas permite realizar atividades repetitivas e burocráticas automaticamente. O uso de inteligência artificial elimina falhas, retrabalhos e poupa o tempo da equipe. Este tempo pode ser direcionado para atendimentos e consultorias para os clientes do escritório.

Outro benefício é centralizar a disponibilidade de dados do escritório em um só lugar, de maneira organizada e segura. O acesso rápido à informações e documentos traz rapidez, praticidade e segurança para a rotina dos escritórios de contabilidade.

Oferecer serviços mais rápidos e eficientes é capaz de gerar mais oportunidades de negócio. Portanto, ignorar o fato de que a tecnologia existe e que pode melhorar a rotina do seu escritório contábil afeta a produtividade e, consequentemente, o valor econômico do seu negócio, especialmente em momentos difíceis de crise e mudanças.

Quer saber como o Acessórias pode melhorar a produtividade do seu escritório em até 90%? Fale hoje mesmo com um consultor.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter

Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Sistema Acessórias!