fbpx

Fidelização de clientes para a sua empresa contábil

Diferente do mercado de produtos, onde o cliente pode ver, tocar e experimentar aquilo que irá consumir, o comércio de serviços é desafiador para qualquer empreendedor. O trabalho deve ser focado na credibilidade para resultar na fidelização de clientes, já que neste caso o serviço é produzido junto com a sua entrega e não é possível fazer devolução. Por isso na hora de escolher um prestador de serviços, a reputação da empresa é um fator decisivo para o cliente em potencial.

Nesse sentido, a personalização é uma grande oportunidade no mercado de serviços. Observar o cliente e ficar atento ao que é realmente importante para cada perfil faz toda a diferença na hora de atender. Quando você conhece o seu cliente, é possível flexibilizar o atendimento para se adequar o máximo possível às suas necessidades, diminuindo a sensação de insegurança que é inerente ao serviço. Uma vez superada essa barreira, a chance de fidelização é muito maior.

Conhecer o cliente não é tarefa fácil! É fundamental estudar seus comportamentos e particularidades, atender suas necessidades e manter um canal de diálogo sempre aberto. Uma vez que o cliente percebe esse atendimento personalizado e sente que não é “apenas mais um” na sua empresa, ficará satisfeito e certamente te indicará para outros clientes potenciais.

Entendeu a importância de personalizar seu atendimento para a fidelização de clientes? Então vamos para as dicas de como fazer isso!

1) Seja mais que um executor de processos, seja visto como um consultor!

Ao estabelecer uma relação de confiança com seus clientes, ouvir suas necessidades e fortalecer o relacionamento entre vocês, sua equipe será vista como peça fundamental na estratégia do negócio de seus contratantes.

Assim, caso ele precise de algum serviço que sua empresa contábil ainda não ofereça, provavelmente irá entrar em contato com você para verificar a possibilidade da sua empresa passar a atender essa necessidade ao invés de simplesmente trocar de contador. Ou seja, seria possível se preparar para atender essa nova demanda, ou, pelo menos, buscar mais clientes e evitar problemas com o faturamento no caso dele optar por outro escritório contábil.

2) A fidelização de clientes vem do bom relacionamento

Quanto mais próximo e humanizado for o atendimento da sua equipe, melhor será o seu relacionamento com seus clientes. Para crescer, não adianta concentrar as energias na busca de novos clientes. É preciso investir na retenção de quem já está com você, pois principalmente em relação à serviços, as referências tem muito valor.

Chamar os clientes pelo primeiro nome, ser gentil, ou até mesmo um atendimento ligeiramente mais rápido pode representar a satisfação ou não dos seus clientes. Portanto tente fazer com que o atendimento da sua equipe não seja robotizado, mas sim personalizado conforme a necessidade daquele cliente.

A cordialidade, infraestrutura pronta para atender novas demandas e a segurança das informações trocadas durante o atendimento tem grande impacto na percepção do cliente e vão definir se terão um bom relacionamento com sua empresa ou não.

3) Qualifique sua equipe

Não adianta ter a melhor infraestrutura, ser o melhor contador da região se a sua equipe não for qualificada. Ao realizar contratações para sua empresa contábil, o gestor do não deve levar em consideração somente os conhecimentos técnicos dos candidatos, mas também suas habilidades de atendimento e compatibilidade com os valores da empresa, ou seja, sua equipe deve estar alinhada com a proposta do seu negócio no mercado.

Além de se atentar às qualificações na hora da contratação, o gestor também deve manter a sua equipe constantemente atualizada sobre as áreas contábil e fiscal, pois há regras e processos que estão sempre se alterando e os colaboradores precisam ter segurança na hora de repassar as informações aos clientes. A qualidade da sua equipe irá refletir diretamente na credibilidade da sua empresa contábil no mercado resultando na fidelização de clientes.

4) Surpreender para fidelizar!

Se tem algo que surpreende positivamente em qualquer situação é a proatividade. Como você, enquanto empresa contábil, pode ser proativo com seus clientes? Simples!

A legislação tributária brasileira está em constante mudança, bem como as infraestruturas e condições econômicas dos clientes. Assim é possível identificar dentro dessas mudanças algumas soluções que contribuam com o seu cliente, como redução de custos com antecipação de pagamentos, por exemplo.

Quer maneira melhor de trabalhar a fidelização de clientes do que surpreendê-lo oferecendo uma solução para um problema que muitas vezes ele nem sabia que tinha?

5) Invista em ferramentas de gestão

Parece óbvio, mas com a correria do dia a dia muitas empresas contábeis deixam de prestar atenção na qualidade do serviço que oferecem à seus clientes. O fluxo de informações é muito alto, então além de uma equipe qualificada, o gestor necessita investir em ferramentas que auxiliem no planejamento e controle de tarefas.
Todo um trabalho de relacionamento com o cliente baseado no bom atendimento pode ser perdido se acontece da empresa perder algum prazo de entrega e gerar multas, ou mesmo prejudicar o seu cliente em uma licitação, por exemplo. A tecnologia veio para ajudar e quem tem a visão de utilizar ferramentas de automação sai na frente no que diz respeito à atendimentos mais rápidos e efetivos e consequentemente na fidelização de clientes.

O processo de fidelização é demorado e precisa ser contínuo. Comece reforçando com seus colaboradores a importância de ouvir o cliente para entender quais serão as particularidades daquele atendimento. Dessa forma poderão definir qual a melhor abordagem para cada perfil. Com um atendimento personalizado e de qualidade você verá o processo de fidelização de clientes acontecer! Com as dicas do Sistema Acessórias você já pode dar os primeiros passos.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter

Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Sistema Acessórias!