fbpx

Halloween Contábil: 05 monstros que aterrorizam qualquer contador!

Regado a inúmeras xícaras de café, diariamente o contador enfrenta com muita valentia os monstros do mundo da contabilidade. Esse profissional é fundamental para qualquer empresa ou organização, uma vez que é responsável por fazer registros contábeis, análise de custos, investimentos, orçamentos e não para por aí. Além de todo esse trabalho burocrático, o contador consultor também exerce o importante papel de consultoria e orientação dos gestores nas tomadas de decisão.

Porém, para vencer os combates diários do mundo contábil, é necessário conhecer bem seu oponente. Então, neste artigo especial de Halloween vamos identificar e dar dicas de como combater os monstros que aterrorizam a vida de qualquer contador, responsáveis por transformar sua vida em um verdadeiro filme de terror:

O monstro burocrático 

Trabalhar com contabilidade em um país movido pela carga tributária e pela burocracia não é tarefa fácil! 

Todos os dias uma quantidade absurda de tempo e dinheiro é gasta para cumprir a legislação tributária e manter as obrigações em ordem. Além de extremamente complexo, o mundo fiscal e tributário brasileiro é muito volátil.  São leis, regras tributárias e obrigações sendo criadas ou sofrendo alterações a todo momento. Portanto, para o profissional da área contábil resta fazer todo o esforço possível para permanecer atualizado e encontrar ferramentas que tornem esses processos mais práticos. 

Como enfrentá-lo: Aprender e reaprender sempre! É de extrema importância manter-se atualizado sobre todas as novidades do setor contábil, acompanhar notícias e portais, fazer cursos. Uma maneira complementar de reduzir os impactos do monstro burocrático no escritório contábil é utilizar a tecnologia para padronizar, automatizar e tornar os processos mais práticos e assertivos. Para isso, uma boa opção é combinar o uso de um sistema contábil e de um sistema de gestão.

O abominável cliente desorganizado 

Mestre da dor de cabeça, esse é o tipo de cliente que costuma te dar mais trabalho e que menos te valoriza. 

Eles se comportam como verdadeiros monstros que aterrorizam a vida de qualquer contador: nunca entregam as documentações nos prazos corretos, enviam informações erradas e incompletas, perdem documentos importantes, não seguem as orientações do escritório contábil e sempre acabam provocando prejuízos.

Toda essa desorganização se torna um grande empecilho para a entrega de serviços contábeis de qualidade e ainda pode manchar a reputação do escritório, afetando o relacionamento com outros clientes.

Como enfrentá-lo: Investir em uma ferramenta que facilite a comunicação entre cliente e escritório, informe os prazos, organize documentos e permita acompanhar de perto os seus clientes é uma ótima forma de fazer com que o abominável cliente desorganizado se torne mais responsável. 

Um aplicativo do escritório contábil, por exemplo, pode simplificar o envio e recebimento de comunicados, solicitações e documentos, confirmar a abertura de e-mails através do protocolo digital, entre outras funcionalidades.

Os tenebrosos portais governamentais 

Quantas vezes algum portal do governo te deixou na mão no momento em que você mais precisava dele? Você precisando consultar algum dado, CNPJ ou conferir alguma mensagem da Receita no e-Cac e o sistema fora do ar. Campeões em travamentos e em sair do ar, os portais governamentais são capazes de atormentar a vida dos profissionais da contabilidade! 

Como enfrentá-los: Por se tratar de um problema externo ao escritório contábil, trabalhar com antecedência é a melhor forma de evitar congestionamentos e imprevistos com os portais governamentais. 

O zumbi do escritório contábil 

Sabe aquele funcionário que você nunca tem certeza se está trabalhando ou só enrolando o trabalho? 

Enquanto grande parte da equipe contábil trabalha duro para cumprir os prazos, atender os clientes e não deixar nada pra trás, como um verdadeiro morto-vivo o zumbi do escritório não cumpre nem a metade da demanda e ainda atrapalha os colegas. Pra piorar, quando não há um meio efetivo de medir a produtividade individual de cada colaborador, o zumbi ainda se camufla na equipe e leva o crédito pelos resultados junto com o restante da equipe.

Como enfrentá-lo: Pra evitar esse tipo de comportamento dentro do escritório contábil e valorizar os colaboradores realmente engajados, vale a pena investir em um sistema de gestão. Dessa forma você acompanha de perto e em tempo real o rendimento dos colaboradores.

As aterrorizantes multas por atraso 

Elas são verdadeiros pesadelos na vida dos contadores! As multas são surpresas inesperadas resultantes de atrasos, informações divergentes ou contraditórias que causam indisposição com a equipe e com os clientes. Além do prejuízo financeiro, as elas também prejudicam a imagem, reputação e o clima organizacional do escritório contábil. Por isso elas precisam ser evitadas a todo custo.

Como enfrentá-las: Para evitar atrasos, erros e retrabalhos a melhor forma é trabalhar com antecedência e ficar de olho nos prazos. Fazendo um bom planejamento de atividades, levando em consideração as datas de vencimento e prevendo imprevistos fica muito mais fácil evitar as multas. 

Uma ótima forma de fazer tudo isso diminuindo consideravelmente os riscos de falhas humanas é adotar um sistema de gestão. Assim você pode automatizar o planejamento das atividades e o controle dos prazos na empresa contábil.

Você deve ter percebido que a grande maioria os monstros podem ser vencidos com o apoio da tecnologia. Então supere o medo da transformação digital e conheça os benefícios da contabilidade digital. Lembre-se que a tecnologia está ao seu lado e não contra você!

Agora que você já sabe que a tecnologia é sua aliada no combate aos monstros que aterrorizam qualquer contador, que tal acessar nosso e-book grátis e saber mais sobre os benefícios de um sistema de gestão para escritórios contábeis?

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter

Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Sistema Acessórias!