fbpx

07 diferentes tipos de clientes na contabilidade

Em seu escritório contábil você certamente já se deparou com diferentes perfis de clientes, alguns deles até um tanto inusitados, que ficam marcados para a equipe contábil. Além de identificar diferentes tipos de clientes na contabilidade, é crucial saber como lidar com cada um deles e assim otimizar o atendimento e garantir sua fidelização.

Aumentar os lucros do seu escritório contábil muito tem a ver com a maneira como sua equipe contábil presta o atendimento ao cliente. Um escritório contábil que sabe reconhecer as necessidades do cliente, preocupa-se em oferecer soluções e até mesmo antecipar a resolução de problemas futuros.

Essa postura garante a fidelidade dos clientes que se tornam promotores do seu negócio. Nesses escritórios contábeis, onde os contadores são vistos como consultores e parceiros de seus clientes, há muito mais sucesso do que aqueles onde existem apenas executores de processos.

De acordo com essa visão, neste artigo vamos falar sobre quais são os perfis dos diferentes tipos de clientes na contabilidade e como lidar com cada um deles.

Cliente desorganizado

“Nossa, esqueci completamente de te enviar o documento..”, “Qual documento?”, “Quando é o vencimento disso mesmo?”  Essas são algumas das falas clássicas dos clientes desorganizados! 

O cliente perdido geralmente não gerencia bem o seu tempo e suas atividades. Seja por falta de planejamento ou até por seu jeito de ser, o cliente desorganizado tem muita dificuldade em cumprir prazos, entregar documentos e vivem fazendo tudo em cima da hora.

Esses clientes são aqueles que perdem documentos importantes, não seguem as orientações do escritório contábil e sempre acabam provocando prejuízos. Eles são um dos diferentes tipos de clientes na contabilidade mais difíceis de lidar, mas isso não significa que seja impossível.

Como atendê-lo?

Esse tipo de cliente exige um acompanhamento mais próximo da equipe contábil. É válido adiantar ao máximo suas demandas para evitar atrasos. Não deixe para cobrá-lo muito em cima do prazo e nem fique esperando que ele entregue tudo corretamente.

Explique para o cliente desorganizado quais são as consequências caso as tarefas não sejam executadas corretamente e dentro do prazo. E o mais importante de tudo: Tenha muita paciência!  

Cliente especialista

O oposto do cliente organizado, o cliente especialista gosta e participa ativamente da gestão contábil do seu negócio. Este cliente está ciente dos impactos que o cumprimento da legislação tem sobre seu negócio e por isso sabe da importância de cumprir as tarefas corretamente e dentro dos prazos. 

Esse tipo de cliente gosta de se envolver e avaliar a qualidade do serviço prestado à ele. Ele avalia o seu conhecimento pois quer garantir sempre o melhor para o seu negócio.

Como atendê-lo?

Como esse cliente possui conhecimento tecnico, sempre prepare-se antes de uma reunião ou ligação com ele. Tenha segurança das informações que está passando à ele e esteja preparado para perguntas. 

Esse é o tipo ideal de cliente para você antecipar ações e oferecer soluções que agreguem valor. Apresente relatórios, faça sugestões estratégicas de melhorias, que com base na legislação, resultem em ganhos operacionais e financeiros. 

Cliente estressadinho

O estresse desse tipo de cliente nem sempre tem a ver com o escritório contábil. Porém, é clássico desse cliente apresentar respostas ríspidas e perder a razão na hora de argumentar. São clientes difíceis de lidar e demandam uma energia extra da equipe contábil. 

Como atendê-lo? 

O atendimento com o cliente estressado pode facilmente levar a alguma indisposição com a equipe contábil, portanto é necessário ter uma dose de paciência extra ao lidar com esse perfil. Tenha calma ao passar as informações a ele, não perca a cabeça e mantenha o foco na solução de problemas.

Cliente conversador

Enquanto alguns clientes procuram o atendimento o mais rápido e objetivo possível, sempre temos clientes que adoram bater papo, contar sua rotina de trabalho, planejamento da empresa e às vezes falar até sobre sua vida pessoal. 

Para esse cliente, mesmo que existam várias formas de contato, ele vai preferir te ligar. Aproveite o lado positivo deste perfil, que pode trazer informações valiosas para o escritório, mas tome cuidado para não perder o foco do atendimento. 

Como atendê-lo? 

Esse perfil de cliente sente a necessidade de estar em contato constante com a equipe contábil. O atendimento é peça chave no escritório, por isso ouça seu cliente, mas procure manter o foco no atendimento contábil, para não desperdiçar muito tempo. Busque objetividade e fique atento para conduzir a conversa de maneira controlada. 

Cliente tradicional

O cliente tradicional, ou old school, são aqueles um tanto desconfiados e pouco adeptos à tecnologia. Por serem de uma geração mais antiga, são do tempo em que tudo era feito no papel, ou seja, tudo impresso e manual.

Acompanhar a revolução digital para esses clientes é algo muito complicado, seja em seu negócio ou mesmo no mundo contábil. Por esse motivo, a equipe contábil deve estar preparada para explicar processos digitais didaticamente e acompanhar de perto esse cliente quando se tratar de tecnologia.

Como atendê-lo? 

O cliente tradicional viveu em um mundo totalmente diferente do que vivemos hoje, por isso é necessário ter paciência e empatia para entender que ele está em fase de adaptação. Mostre a ele que as mudanças foram positivas e que ele pode confiar nas soluções tecnológicas que o escritório utiliza.

Como provavelmente esse tipo de cliente vai preferir se comunicar por telefone ou e-mail, sempre pergunte a ele qual é a melhor forma de se comunicarem.  

Cliente iniciante

Esses são os clientes que quase sempre estão empolgados com a abertura de um negócio próprio e muito perdidos quanto às responsabilidades contábeis e fiscais. O contador é visto por esses clientes como um grande aliado para lidar com as questões burocráticas. Esteja preparado pois podem acontecer alguns erros, por inexperiência.

Como atendê-lo? 

Os clientes inicantes vão exigir bastante atenção dos contadores, pelo menos no início. Os clientes iniciantes ainda precisam entender a importância dos serviços contratados e o seu papel em tudo isso.

Compartilhe seu conhecimento com o cliente iniciante, pois isso vai facilitar o seu trabalho no futuro. Mapeie os erros que podem acontecer pela falta de experiência e trabalhe de modo a prevenir que eles aconteçam. 

Cliente fiel

Esse é sem dúvidas o melhor entre os diferentes tipos de clientes na contabilidade. O sonho de todo contador é fidelizar seus clientes e transformá-los em promotores da empresa. Um cliente satisfeito gera novas oportunidades de negócios. Ele irá divulgar os bons resultados aos amigos e colegas de negócios, fazer indicações e ajudar seu escritório contábil crescer.  

Como atendê-lo? 

Além de ser o melhor perfil de cliente, os clientes satisfeitos também são os melhores para se atender. Basta continuar oferecendo um serviço de qualidade, diferenciais para agregar valor e um atendimento focado no sucesso do cliente. 

A peça chave para ter um atendimento encantador no seu escritório contábil é qualificar sua equipe de modo a oferecer serviços personalizados para cada um dos diferentes tipos de clientes na contabilidade.

Além disso, também realize pesquisas de satisfação com seus clientes. Assim você tem um panorama de como anda o atendimento da sua equipe contábil e não corre riscos de perder clientes sem saber o motivo.

Invista no relacionamento com o cliente e em instrumentos que viabilizem uma comunicação cada vez mais prática, rápida e personalizada.  Para isso, esteja atento às ferramentas tecnológicas para otimizar sua gestão contábil e agilizar o acesso à informação.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter

Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Sistema Acessórias!