fbpx

Contabilidade na era da informação: 5 dicas para se manter atualizado!

Você já deve ter ouvido falar que estamos vivenciando a era da informação, certo? A transformação digital nos trouxe a um cenário onde estamos imersos em um grande volume de dados que surgem e são atualizados o tempo todo. Dessa maneira, com a popularização da internet e do uso de tecnologias, se manter atualizado se tornou essencial para todo profissional de sucesso.

Assim, com tantas informações novas surgindo todos os dias, se manter atualizado não é uma tarefa fácil. Então, buscar aprendizagem e reaprendizagem constantemente é a melhor maneira de evitar defasagem nos conhecimentos profissionais e se manter competitivo no mercado.

Para os profissionais da contabilidade, sabemos que realizar o curso técnico ou a graduação em contabilidade há muito tempo deixou de ser suficiente para se destacar no mercado contábil. Nesse sentido, para quem realmente deseja oferecer um atendimento completo e de qualidade, é essencial ir além da formação acadêmica. Ou seja, é necessário estar atento às mudanças na legislação, antenado às tendências do mercado contábil e às novas tecnologias, além de ter clareza e segurança ao comunicar-se com o cliente.

Se você é um profissional da contabilidade, que deseja ficar por dentro das tendências do mundo contábil e oferecer o melhor serviço para seu cliente, veja algumas dicas valiosas para se manter atualizado:

1- Mantenha-se informado sobre as mudanças na legislação

O direito tributário do Brasil é bastante complexo e a área de contabilidade sofre mudanças frequentes em suas regras. Contudo, encontrar informação de qualidade relacionada à este assunto nem sempre é tarefa fácil.

Uma boa dica é acessar portais de entidades contábeis, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Conselhos Regionais de Contabilidade; Sindicatos e Associações da classe contábil. Outra alternativa é acessar os boletins técnicos de empresas especializadas no setor como IOB, Fiscosoft, Cenofisco, Econet, etc.

Neste outro post nós listamos os melhores sites de contabilidade do Brasil, que são excelentes fontes de informação para você se manter atualizado.

2- Invista em capacitações e treinamentos

Os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) frequentemente oferecem cursos, seminários ou treinamentos sobre alterações na legislação correspondentes ao setor contábil.

Já o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) regula o programa de Educação Profissional Continuada (EPC) por meio de cursos de pós-graduação, cursos de extensão — presenciais e a distância —, seminários, voltados à área de contabilidade.

Além das opções acima, há a possibilidade de investimento em capacitação profissional EAD. Essa é uma alternativa que permite acesso à informação de forma rápida e prática, por meio de dispositivos móveis com acesso à internet, em qualquer horário e local.

3- Participe de discussões em fóruns e nas redes sociais

As redes sociais são ambientes ricos em trocas de informação e networking. Para quem sabe utilizá-las de forma estratégica, os ambientes virtuais são fontes de informação muito significantes e vantajosas. Através delas é possível se conectar com profissionais do mundo todo, tirar dúvidas, indicar cursos, e muito mais. São infinitas possibilidades!

Já os fóruns, que são plataformas focadas no intercâmbio de informações entre pessoas, são ótimos espaços interativos para debate e aprendizado. Na área contábil, um dos mais conhecidos é o Portal Contábeis.

4- Aprenda outra língua

O inglês é um diferencial competitivo para qualquer profissional, independentemente de sua área de atuação. Na área contábil, diversos tópicos acontecem fora do Brasil e para compreendê-los você precisa dominar outros idiomas, principalmente o inglês.

As normas brasileiras de contabilidade foram equiparadas aos padrões internacionais e muitas multinacionais e investidores de outros países estão no Brasil. Dessa forma, o profissional que domina outro idioma está mais preparado para atender essa demanda de mercado, o que é um grande diferencial.

5- Fique atento às novas tecnologias

Nós acreditamos que as inovações tecnológicas não chegaram para substituir ou diminuir a importância do contador. Por outro lado, elas vieram para se tornar aliadas da contabilidade, tornando as rotinas do escritório contábil mais produtivas.

Em outras palavras, a tecnologia oferece soluções e ferramentas para que a equipe contábil seja capaz de entregar serviços de forma ágil e com resultados muito mais precisos aos clientes. Por exemplo, diversas atividades antes feitas em papel, hoje estão disponíveis em formato digital, o que torna o acesso à informação muito mais fácil.

Além disso, utilizar a tecnologia a seu favor garante qualidade e agilidade no atendimento ao cliente, visão e controle na tomada de decisões e ganho de produtividade nas atividades cotidianas do escritório contábil.

Agora que você já descobriu algumas maneiras de se manter atualizado no mercado contábil, te convido a fazer o download do nosso e-book gratuito: O Guia do Contador do Futuro. Nele você vai encontrar as principais tendências do mercado contábil para os próximos anos!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter

Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Sistema Acessórias!