fbpx

Contador Tradicional x Contador Digital

A contabilidade como vemos hoje é muito diferente da praticada há 20 anos, certo?

Um dos principais motivos para essa mudança é o crescente uso da tecnologia, que transformou radicalmente a forma como os profissionais de contabilidade atuam no mercado.

Na era da contabilidade digital, os trabalhos operacionais repetitivos e burocráticos saem de cena para dar lugar a uma contabilidade mais consultiva, próxima do cliente e com velocidade na tomada de decisões.

Diante de toda essa mudança, o profissional contábil que deseja manter a competitividade precisa se reinventar!

Com tanta inovação, continuar fazendo contabilidade da forma tradicional é um risco, e pode resultar na perda de espaço no mercado.

É assim que surge o contador digital, que em outras palavras, é o contador que enxerga a contabilidade além dos impostos de renda, prazos de entregas e balanços patrimoniais.

À medida que o mercado muda, o profissional também precisa acompanhar essas mudanças. Assim, empreender na contabilidade é saber aproveitar as oportunidades do novo, conquistar diferenciais e se sobressair em meio à concorrência. 

Você está preparado para esse novo cenário da contabilidade?

O contador é mais do que um executor de tarefas!

Muitas empresas não têm a noção exata do papel do contador e ficam com uma ideia limitada de suas funções.

Dessa forma, frequentemente o profissional contábil é associado apenas às tarefas burocráticas do mercado contábil: um trabalho mecanicista e linear, focado em registros e contabilização.

Mas, com as ferramentas certas, um leque de possibilidades se abre, permitindo que o contador vá muito além de resolver burocracias! 

O contador tem conhecimento em diversas áreas que podem contribuir para a orientação de empresas de pequeno, médio e grande porte.

Algumas das possibilidades da atuação  criativa e consultiva do contador são:

  • Orientações sobre redução de custos
  • Otimização de processos
  • Planejamento organizacional e financeiro
  • Outras atividades analíticas e estratégicas

Dentro dessas e de outras oportunidades de negócios, cabe ao contador moderno mostrar a sua capacidade de assumir novas tarefas que podem representar resultados expressivos para as empresas atendidas por ele.

Em outras palavras, é preciso se reinventar e agir!

Por que se tornar um contador digital? 

Na contabilidade tradicional é comum que as atividades sejam feitas em sua maioria de forma manual e com MUITO papel.

Além disso, a falta de tempo é um problema frequente quando não há meios seguros e eficazes de armazenar, consultar e integrar informações e documentos.

O resultado de tudo isso? Atendimentos demorados e mais suscetíveis a erros.

Por outro lado, o contador digital é alguém capaz de enxergar as oportunidades do mercado e está sempre disposto a tentar algo novo.

Este profissional sabe como usar a tecnologia para conseguir ganho operacional, otimizar o tempo e levar qualidade e praticidade para o atendimento ao cliente.

Em outras palavras, o contador digital oferece serviços consultivos e se destaca, pois, está preparado para alcançar diferenciais competitivos em relação aos escritórios tradicionais. 

Principais diferenças entre o contador tradicional e o contador digital:

Controle de Prazos

Para o contador tradicional, as atividades são feitas em sua maioria de forma manual. Ou seja, predominam o uso de planilhas e documentos físicos, o que aumenta as chances de erros e diminui a produtividade drasticamente.

Melhor dizendo, no escritório do contador tradicional as chances de perder prazos e pagar multas são significativamente maiores.

Por outro lado, o contador digital, adepto da contabilidade consultiva, costuma investir em softwares que otimizam o trabalho da equipe contábil para focar em estratégia.

Por exemplo, uma ferramenta de gestão e automação contábil, como o Acessórias, auxilia no controle de prazos e processos por meio de inteligência artificial.

Dessa forma há ganho de tempo e o risco de perder prazos que geram multas se torna praticamente nulo.

Atendimento ao cliente

Com a baixa produtividade resultante dos diversos processos burocráticos e manuais feitos pelo contador tradicional, não sobra muito tempo para se dedicar às orientações de gestão financeira e organizacional dos seus clientes.

Assim, podemos dizer que o atendimento ao cliente feito pelo contador tradicional é mais técnico e básico em relação ao contador digital.

No entanto, com a ajuda de soluções tecnológicas, o contador digital tem mais tempo de qualidade para realizar consultorias.

Deste modo, o contador digital se destaca ao apresentar soluções e atendimentos rápidos, práticos e personalizados aos seus clientes.

Possibilidades de oferta de serviços

O contador tradicional é basicamente o informante de saldos e responsável por cálculos fiscais.

Muitas vezes conhecido como guarda-livros, o contador tradicional fica limitado a atividades burocráticas e repetitivas.

Já o contador digital, com o uso da tecnologia e ferramentas digitais, ganha tempo para assumir outras responsabilidades com seu cliente.

Deste modo, assume atividades analíticas e trabalha com o direcionamento e orientação dos seus clientes em decisões estratégicas e administrativas.

Resumidamente, o contador digital é capaz de oferecer serviços mais completos e personalizados. 

Acessórias: a solução digital que vai revolucionar a gestão do seu escritório contábil!

Para adotar a contabilidade digital em seu escritório é necessário investir nas ferramentas certas que podem trazer ganho operacional, redução de custos e otimização do tempo da equipe contábil.

Pensando em oferecer uma solução de gestão completa, pensada especialmente para contadores, o Acessórias é capaz de trazer um ganho operacional de até 90% para os escritórios de contabilidade.

  • Entre as principais funcionalidades estão:
  • Controle de Prazos e Processos
  • Automação de Tarefas
  • GED- Gestão Eletrônica de Documentos
  • Aplicativo Personalizado para a o seu escritório contábil

Com o Acessórias todas as informações necessárias para a equipe contábil trabalhar ficam reunidas online, em um só lugar. 

Para saber mais sobre nossas funcionalidades, fale com um consultor:

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter

Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Acessórias!