fbpx

Contador tradicional x Contador empreendedor

A contabilidade como vemos hoje é muito diferente da praticada há 20 anos, isso porque a tecnologia mudou radicalmente a forma como os profissionais de contabilidade atuam no mercado. Desde que a tecnologia passou a fazer parte da realidade dos escritórios contábeis, foi necessário que o profissional contábil se reinventasse de diversas formas. Deste modo, os trabalhos repetitivos e burocráticos tem saído de cena para dar lugar a uma contabilidade mais consultiva, próxima do cliente e com velocidade na tomada de decisões. Assim surge o contador empreendedor, que em outras palavras, é o contador que enxerga a contabilidade além dos impostos de renda, prazos de entregas e balanços patrimoniais.

Neste cenário de inovações constantes no setor contábil, continuar fazendo contabilidade da forma tradicional pode resultar na perda de espaço no mercado. À medida que o mercado muda, o profissional também precisa acompanhar essas mudanças. Assim, empreender na contabilidade é saber aproveitar as oportunidades deste novo mercado, conquistar diferenciais e se sobressair em meio à concorrência. 

O contador é mais do que um executor de tarefas!

Muitas empresas não têm a noção exata do papel de um contador e devido a isso têm uma ideia limitada de suas funções. Dessa forma, frequentemente o profissional contábil é associado apenas às tarefas burocráticas do mercado contábil: um trabalho mecanicista e linear, focado em registros e contabilização. Porém, as mudanças ocorridas no perfil da profissão abriram um leque de possibilidades que permitem o contador ir muito além de resolver burocracias. 

O contador tem conhecimento em diversas áreas que podem contribuir para a orientação de empresas de pequeno, médio e grande porte. Algumas das possibilidades da atuação  criativa e empreendedora do contador são as orientações sobre redução de custos, otimização de processos, planejamento organizacional, financeiro, entre outras atividades analíticas.

O desafio é mostrar aos clientes do escritório contábil que o contador pode e deve desempenhar o papel de consultor e analista, capaz de atuar na resolução de problemas e na orientação para soluções criativas. Portanto, cabe ao contador moderno mostrar a sua capacidade de assumir novas tarefas que podem representar resultados expressivos para as empresas atendidas por ele. Em outras palavras, é preciso agir.

Você sabe como ser um contador empreendedor no mundo atual? 

Na contabilidade tradicional é comum que as atividades sejam feitas em sua maioria de forma manual e com a frequente utilização de documentos físicos. Além disso, sem o uso de ferramentas tecnológicas para a integração de informações e documentos, falta para os profissionais de contabilidade a otimização do tempo. Dessa maneira os atendimentos se tornam mais demorados e mais sujeitos a erros.

Já o contador empreendedor alguém capaz de enxergar as oportunidades do mercado e está sempre disposto a tentar algo novo. Este tipo de contador é adepto da contabilidade digital, que usa a tecnologia para conseguir ganho operacional, otimizar o tempo e ter mais qualidade e praticidade no atendimento ao cliente. Ser um contador empreendedor que investe na contabilidade digital significa alcançar diferenciais competitivos em relação aos escritórios tradicionais. 

Principais diferenças entre o contador tradicional e o contador empreendedor:

Controle de Prazos

Para o contador tradicional, as atividades são feitas em sua maioria de forma manual. Neste caso, o uso de planilhas e documentos físicos é predominante, o que aumenta os riscos de erros e diminui a produtividade. Ou seja, no escritório do contador tradicional as chances de perder prazos e pagar multas por erros ou atrasos são significativamente maiores.

Por outro lado, o contador empreendedor que é adepto da contabilidade digital, costuma investir em softwares que otimizam o trabalho da equipe contábil. Uma ferramenta de gestão e automação contábil, como o Acessórias, auxilia no controle de prazos e processos por meio de inteligência artificial. Dessa forma há ganho de tempo e o risco de perder prazos que geram multas se torna praticamente nulo.

Atendimento ao cliente

Com a baixa produtividade resultante dos diversos processos burocráticos e manuais feitos pelo contador tradicional, não sobra muito tempo para se dedicar às orientações de gestão financeira e organizacional dos seus clientes. Assim, podemos dizer que o atendimento ao cliente feito pelo contador tradicional é mais técnico e básico em relação ao contador empreendedor.

No entanto, com a ajuda de soluções digitais, o contador empreendedor tem mais tempo livre para realizar consultorias. Deste modo, o contador empreendedor se destaca ao apresentar soluções e atendimentos rápidos, práticos e personalizados aos seus clientes.

Possibilidades de oferta de serviços

O contador tradicional é basicamente o informante de saldos e responsável por cálculos fiscais. Muitas vezes conhecido como guarda-livros, o contador tradicional fica limitado a atividades burocráticas e repetitivas.

Já o contador empreendedor, com o uso da tecnologia e ferramentas digitais, ganha tempo para assumir outras responsabilidades com seu cliente. Desempenhando atividades analíticas, o contador empreendedor consegue direcionar e orientar seus clientes em decisões estratégicas e administrativas.  Resumidamente, o contador empreendedor, por meio da contabilidade digital, é capaz de oferecer serviços mais completos e personalizados aos seus clientes. 

Acessórias: a solução digital que vai revolucionar a gestão do seu escritório contábil!

Para adotar a contabilidade digital em seu escritório é necessário investir nas ferramentas certas que podem trazer ganho operacional, redução de custos e otimização do tempo da equipe contábil. Pensando em oferecer uma solução de gestão completa, pensada especialmente para contadores, o Acessórias é capaz de trazer um ganho operacional de até 90% para os escritórios de contabilidade.

Entre as principais funcionalidades estão o Controle de Prazos e Processos, Automação de Tarefas e a GED- Gestão Eletrônica de Documentos. Com o Acessórias todas as informações necessárias para a equipe contábil trabalhar ficam reunidas online, em um só lugar. 

Para saber mais sobre nossas funcionalidades, solicite uma demonstração grátis.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter

Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Sistema Acessórias!