fbpx

4 sintomas da falta de visão em um escritório contábil

Imagine tomar decisões no gerenciamento de um escritório contábil baseadas apenas em suposições? Sem conseguir enxergá-lo em sua totalidade, o gestor contábil se torna incapaz de planejar estratégias e formular metas de longo prazo, o que compromete o crescimento e o sucesso do escritório. Embora preocupante, situações como essas acabam sendo muito comuns e são sintomas da falta de visão no escritório contábil. 

A partir da visão panorâmica os gestores compreendem o escritório contábil em sua totalidade. Assim é possível entender que apesar de independentes, os departamentos também são integrados, com grande fluxo de informações e serviços que fazem a engrenagem do escritório girar. Dessa forma, ter visão de negócio trata-se de conseguir estabelecer uma administração estratégica e sistêmica, voltada para o crescimento e sucesso do escritório.

Não ter visão significa não olhar para o futuro e se preocupar apenas com soluções de curto prazo. Escritórios contábeis com essa visão limitada acabam boicotando seu crescimento e assumindo uma postura de quem quer “apenas sobreviver”. Portanto, para que você não caia na armadilha de viver apagando incêndios, nós listamos 04 sintomas para você reconhecer a falta de visão no escritório contábil e mudar essa realidade:

Perda da identidade corporativa

A identidade corporativa é muito mais do que o conjunto de elementos visuais que compõem a identidade visual do escritório contábil. A identidade corporativa representa a razão de ser da empresa, quais são os seus valores, como ela se relaciona com seus públicos, sua postura e seus diferenciais. 

Deste modo, a identidade corporativa de um escritório contábil está diretamente ligada à sua visão. Uma vez que a visão de uma empresa é a sua diretriz estratégica, é impossível assumir uma postura totalmente coerente com as diretrizes pré definidas (missão, visão e valores) sem ter a visão do que de fato acontece dentro da mesma.

Então, se o discurso presente nas diretrizes não batem com a prática do dia a dia, esse é um sinal de que existe falta de visão no escritório contábil.

Dificuldade para definir prioridades

Focar em atividades que não tem tanta importância ou que não geram resultados é um verdadeiro desperdício do potencial da equipe contábil!

Na correria da rotina do escritório, muitos colaboradores acabam engolidos pela falta de clareza em definir suas prioridades de trabalho. Deste modo, o resultado é a redução da produtividade e, consequentemente, eventuais não cumprimento de prazos.

Em contrapartida, com uma coleta e análise de dados adequada, o gestor contábil tem a visão panorâmica do escritório e consegue direcionar a equipe. Assim, é possível fazer a correta distribuição de atividades, recursos e de tempo. Portanto, se em seu escritório contábil há dificuldade para identificar as atividades prioritárias, provavelmente também existem problemas para enxergar o escritório em sua totalidade.

Diminuição do engajamento da equipe contábil 

Em uma equipe contábil é comum que existam diferenças no desempenho dos colaboradores. Alguns são mais rápidos, outros são detalhistas e levam mais tempo para cumprir as tarefas. Alguns mais organizados, outros nem tanto.

No entanto, se tem algo que é unânime é que todos se sentem valorizados quando recebem reconhecimento pelo trabalho desempenhado! Dar o reconhecimento devido ao trabalho do funcionário gera um sentimento maior de pertencimento, além de permitir que ele visualize com mais facilidade como seu trabalho acrescenta ao escritório

Por outro lado, sem instrumentos eficientes para a coleta e mensuração dos dados referentes ao trabalho da equipe contábil, não há meios de reconhecer o esforço e dedicação daquele colaborador que se empenha em cumprir todos os prazos, que atende o cliente com zelo e atenção e que realmente veste a camisa do escritório.

Neste caso, a falta da visão prejudica o reconhecimento do bom funcionário, que desanimado pela falta de reconhecimento, acaba diminuindo o engajamento gradativamente.

Dificuldades nas tomadas de decisão

O processo de tomada de decisão dentro dos escritórios de contabilidade não é algo fácil. Se o gestor contábil não possui uma visão panorâmica do escritório, essa realidade se torna ainda mais complicada.

Sem acesso aos dados, ou dependente de relatórios demorados de conseguir, os gestores ficam presos a falsas percepções e perdem tempo com discussões incoerentes que acabam empacando as tomadas de decisão.

Entretanto, se o escritório contábil possui meios que viabilizam o acesso rápido às informações e dados de forma prática, os caminhos se tornam claros e objetivos. 

Como ter uma visão panorâmica do escritório contábil?

A coleta de dados e métricas de tudo que acontece no escritório contábil é o ponto de partida para clarear a visão do gestor contábil. Afinal, só é possível entender como os processos acontecem, se o gestor tiver acesso à números confiáveis para analisar e assim identificar e corrigir os gargalos do escritório.

A partir da análise periódica de dados o gestor poderá propor mudanças para otimizar processos, que novamente serão analisados, mensurados e melhorados.

A gestão de dados é um dos pilares que sustentam as organizações. Portanto, investir em sistemas automatizados capazes de reunir as informações de todos os setores do escritório contábil em um só lugar otimiza o trabalho, torna as consultas mais rápidas e a rotina do escritório muito mais prática.

Com alguns cliques você consegue consultar as informações que precisa, sem ter que interferir na rotina dos demais membros da equipe. Esse tipo de tecnologia torna a visão do gestor contábil ampla, a gestão mais eficiente e o atendimento ao cliente mais ágil e assertivo.

Quer conhecer mais sobre o Acessórias e descobrir como ter uma visão mais assertiva? Fale com um consultor!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter

Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Acessórias!