fbpx

Gestão do Tempo: 05 Erros que prejudicam sua produtividade

Todo profissional de contabilidade já desejou, mesmo em pensamento, que o dia tivesse mais que 24h! Essa sensação de que faltam horas no dia é comum, mas pode desaparecer caso seja feita uma boa gestão do tempo.

Esse desejo vem da alta demanda, dos prazos apertados e da possibilidade de multas caso ocorram atrasos. Nesse contexto, sentir que não há tempo para nada além do trabalho acaba sendo algo comum, porém desagradável, entre contadores e outros profissionais de contabilidade.

Por isso nós identificamos 05 erros que prejudicam a produtividade no escritório contábil e dar dicas de como evitar que essas situações com uma boa gestão do tempo:

#1 Não delegar tarefas

O que esgota seu tempo? A centralização é um dos principais fatores que contribuem para a sobrecarga e para a má gestão do tempo. Assim, muitas vezes o segredo para a otimização do tempo está em saber delegar.

Delegar tarefas dá autonomia ao time contábil, melhora os fluxos de trabalho e passa aos clientes a segurança de que o escritório funciona bem sem depender somente do gestor. Além disso, ter liberdade e autonomia no ambiente de trabalho deixam o colaborador mais confortável e seguro para executar suas tarefas.

Por outro lado, para delegar com segurança é necessário contar com ferramentas de suporte que permitam o acompanhamento da execução das tarefas. Aí entram os sistemas de gestão automatizados. O Acessórias, por exemplo, conta com um painel onde o gestor consegue acompanhar o status de todas as entregas realizadas pela equipe contábil. Isso dá mais segurança ao gestor na hora de delegar tarefas.

#2 Trabalhar no modo multitarefa

Executar várias tarefas simultaneamente dá a falsa sensação de produtividade alta, mas o que acontece é justamente o contrário. Pesquisadores do Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres identificaram que trabalhar no modo multitarefa pode reduzir a produtividade do profissional em até 40% e o diminuir o QI em até 10 pontos. 

A explicação é simples: o foco é fundamental para obter maior qualidade e produtividade em uma tarefa! Então procure trabalhar com blocos de atividades similares, hierarquizando as atividades conforme a prioridade identificada no planejamento.

O segredo de um trabalho bem feito está na atenção e na paciência aplicadas em sua execução. Portanto, não abra mão do foco, da organização e da clareza. Assim seu trabalho irá fluir melhor e você finaliza as tarefas em menos tempo e com mais qualidade.

#3 Não definir prioridades

O planejamento e definição de prioridades caminham juntos para uma melhor gestão do tempo. Começar o dia sabendo quais serão suas tarefas e o nível de prioridade contribui para uma maior produtividade. Além disso, essa prática ajuda a terminar o dia com a certeza de que não ficou nada esquecido ou pendente.

O objetivo dessa organização é evitar que a equipe contábil seja surpreendida com tarefas urgentes, prazos apertados, atividades esquecidas, etc.

Nesse sentido, priorize as atividades importantes e resolva rapidamente as urgentes. Reserve o período da manhã para as atividades mais complexas, visto que neste período a mente ainda está fresca, você está com altos níveis de energia e ainda não se envolveu com a resolução de problemas.

Para clientes Acessórias, a funcionalidade do Planejamento Semanal faz todo o trabalho de planejar e identificar as entregas prioritárias da semana. Todas as segundas-feiras um e-mail é enviado ao time contábil com as entregas da semana, assim é só chegar e começar a execução.

#4 Não padronizar tarefas e processos

Uma das grandes dificuldades em lidar com processos não padronizados em um escritório contábil é a falta de autonomia da equipe contábil. Sem a padronização durante uma abertura, alteração ou baixa de empresa podem ocorrer erros, confusão e até o esquecimento de alguma tarefa. Além disso, a equipe fica muito dependente da orientação direta do gestor, o que reduz a produtividade.

Daí vem a importância de padronizar processos. Quando o time contábil sabe exatamente o que e como algo precisa ser feito, seguindo um padrão, o aumento da produtividade e do sucesso na execução é garantido. Portanto, estabeleça padrões e procedimentos para tarefas: identifique a melhor forma de executar uma tarefa e crie padrões e procedimentos para cada uma.

Para o Acessórias a padronização é um dos pilares para a qualidade. Nossos clientes contam com um módulo de Gestão de Processos completo, que garante a padronização de modo claro e eficaz, compreendendo, assim, mais organização e linearidade nos processos do escritório. De forma online o gestor contábil consegue acompanhar o andamento das aberturas, alterações e baixas de empresas em tempo real.

#5 Não utilizar um gestor de tarefas

Sabe quando tem tanta coisa para fazer e você nem sabe por onde começar? Então, o gestor de tarefas vai te mostrar exatamente qual caminho seguir. Além disso, outras funcionalidades contribuem para a organização do escritório, otimização do tempo e segurança dos dados. O Acessórias, por exemplo, conta com:

Quer saber como o Acessórias pode dar um ganho operacional de até 90% para o seu escritório contábil? Fale com um consultor.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter

Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Sistema Acessórias!