fbpx

Escritório contábil no pós pandemia: o que oferecer aos clientes?

A importância do contador e da equipe contábil para a saúde financeira das empresas ficou ainda mais evidente neste momento de pandemia e crise econômica que enfrentamos. Os contadores têm sido aliados fiéis de seus clientes, colaborando para a organização de finanças, interpretação das novas leis e como aplicá-las, planejamento de estratégias para a superação do momento de dificuldade e preparação para a retomada da economia. Mas uma coisa é fato, o momento de crise e adaptação ao “novo normal” vai passar. Você já pensou no que vai mudar em relação à oferta de serviços aos clientes do escritório contábil no mundo pós pandemia?

Então, assim como o empreendedor precisa de um contador qualificado para contribuir com o crescimento do seu negócio, o contador, por sua vez, deve ser dotado das habilidades necessárias para orientar e gerar valor para seus clientes.

Nesse sentido, manter empresas operando de forma saudável não é algo necessário apenas em momentos de crise. O mundo pós pandemia espera contadores dedicados a oferecer serviços personalizados. O contador deve assumir o papel consultivo e analítico, comparando e sugerindo as melhores opções para a tomada de decisões. Essas orientações serão indispensáveis para a gestão, o crescimento e o sucesso de seus clientes.

A seguir você verá alguns exemplos do que os clientes esperam do escritório contábil no pós pandemia:

Foco no cliente

O olhar para o cliente se torna ainda mais indispensável. Em um mundo cada vez mais digital, o diferencial está em oferecer um atendimento humanizado, consultivo e personalizado para os clientes. 

A explicação é simples: a inteligência robótica pode automatizar tarefas lineares e repetitivas e liberar tempo de qualidade aos profissionais da contabilidade. Porém, este tempo pode e deve ser utilizado de maneira inteligente. Ou seja, não basta ser digital. É preciso entender como unir a tecnologia e as habilidades humanas para oferecer o melhor ao cliente. Embora a tecnologia seja importante dentro dos escritórios contábeis, apenas o profissional de contabilidade é capaz de assumir análises, planejamento e dar orientações sobre gestão aos clientes. 

Planejamento tributário

Na retomada econômica, mais do que nunca as empresas vão precisar de um planejamento tributário focado na redução de gastos. E quando o assunto é o pagamento de impostos, ninguém melhor que o contador para criar um planejamento tributário adequado, não apenas para identificar os impostos a serem pagos, mas também para evitar atrasos e multas. 

O contador utiliza as informações financeiras da empresa, analisando custos e auxiliando as tomada de decisões do empreendedor. Nesta perspectiva, ao pensar no escritório contábil no pós pandemia, o planejamento tributário é sem dúvida um dos pontos altos.

Em um trabalho analítico e estratégico, as empresas devem explorar ao máximo o conhecimento dos contadores nesse assunto. Os contadores podem orientar o desenvolvimento de orçamentos, verificar os ativos e criar relatórios para orientar seus clientes na gestão do negócio.

Gestão financeira

O desenvolvimento da gestão financeira das empresas depende de uma parceria consolidada com bons contadores. Afinal, o controle financeiro determina o que é seguro e o que é arriscado para as empresas. Então, para uma tomada de decisão assertiva e à prova de falhas as empresas devem confiar em um contador para analisar os dados e sugerir os melhores caminhos.

O contador possui os conhecimentos necessários para reconhecer restituições e incentivos fiscais que seu cliente tem direito. Assim, o empreendedor terá o apoio necessário para identificar como reduzir custos, o que é extremamente importante no momento de retomada da economia. Em outras palavras, o contador possui as ferramentas necessárias para guiar o gestor em direção a recuperação e/ou crescimento da empresa, detalhando informações que contribuem para a saúde financeira do negócio.

Contabilidade digital

Após passar por um período onde a tecnologia foi tão importante para manter o mundo funcionando, é ingenuidade pensar que dá pra continuar fazendo contabilidade sem os recursos tecnológicos. Tivemos que nos adaptar rapidamente a uma realidade de home office, e neste cenário a internet e as plataformas online se tornaram indispensáveis.

Para manter o contato entre as equipes e o atendimento ao cliente, plataformas de videoconferências, mensagens instantâneas e aplicativos para celular. No compartilhamento de dados e documentos foi a vez dos armazenamentos em nuvem salvarem o dia. Esses são apenas alguns exemplos de como o mundo digital se tornou a realidade da maioria das empresas. 

Aposte em soluções de gestão online e automatizada, na gestão eletrônica de documentos, na comunicação remota com os clientes. Ofereça um aplicativo personalizado do seu escritório para os seus clientes, concentrando em uma só ferramenta o compartilhamento de arquivos, envio de comunicados e recebimento de solicitações. Resumidamente, ao analisar as ofertas de serviços do escritório contábil no pós pandemia, não há dúvidas: a contabilidade digital veio pra ficar e as ferramentas tecnológicas serão indispensáveis!

Faça a transformação digital acontecer no seu escritório contábil!

Neste blog, muito falamos sobre a transformação digital nos escritórios de contabilidade. Porém, para fazer essa transformação de fato acontecer, ela deve atingir todos os níveis da empresa contábil, incluindo seus clientes. Ao implementar ferramentas tecnológicas no escritório, eduque sua equipe contábil e seus clientes sobre como utilizar as ferramentas contratadas. Mostre como os benefícios irão impactar positivamente na rotina do time contábil.

Quer conhecer uma solução completa para otimizar a gestão operacional do seu escritório em até 90%? Fale com um consultor Acessórias hoje mesmo.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter

Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Sistema Acessórias!