fbpx

PIX pagamentos instantâneos: Será o fim dos boletos?

Você já ouviu falar do PIX? Se trata de um novo meio de fazer transferências e pagamentos instantâneos, desenvolvido pelo Banco Central que vai permitir transações em tempo real.

Ele não é um APP e também não é exclusivo de uma instituição específica. Dessa forma, praticamente todos os bancos do país vão oferecer este novo meio de pagamentos dentro dos canais que os clientes já utilizam, como por exemplo o app, internet banking e caixa eletrônico. Ou seja, o PIX não é uma conta que você abre em determinada instituição, mas sim um meio de pagamento que você conecta a uma conta já existente.

Além de servir para compras e pagamento de contas, a expectativa é que este sistema venha para substituir os DOCs e TEDs. Por se tratar de um sistema gratuito, que funcionará  qualquer dia ou horário com depósitos que caem instantaneamente, o PIX vai trazer muita rapidez e praticidade para pessoas físicas e jurídicas efetuarem seus pagamentos. 

Quando o PIX começa funcionar?

O cadastramento para o PIX começa no dia 5 de outubro, para que todos se familiarizem com as funções do sistema. Porém, o lançamento do serviço propriamente dito, será no dia 16 de novembro.

Como usar?

A ideia do PIX é reduzir a complexidade de transações financeiras, então a quantidade de dados solicitados para realizar as transações também será simplificada.  Ao invés dos convencionais número de conta e agência bancária, o sistema traz as seguintes possibilidades:

  • Chave de endereçamento (Chave PIX);
  • Link gerado pelo celular;
  • Leitura de QR Code.

A transação será realizada sem custo entre diferentes bancos ou instituições cadastradas. Os clientes podem, inclusive, ativar o PIX para diferentes contas de bancos que possua. Neste caso será necessário utilizar chaves diferentes para cada conta.

No comércio, para efetuar compras o sistema usa as mesmas formas de transferências. Em um primeiro momento os pagamentos vão depender de internet, mas já está prevista uma forma de pagamento off line para 2021. 

O que é a Chave PIX?

As Chaves PIX são dados simples dos clientes. Elas funcionam como apelidos que identificam a conta de uma pessoa nas transações do PIX. Por exemplo: durante uma transação, a pessoa só precisa informar sua chave, que poderá ser:

  • CPF ou CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Chave aleatória (um código de números e letras aleatório).

Para cadastrar a chave, basta que o usuário solicite com a instituição da qual a conta bancária é pertencente. No caso das pessoas físicas, o PIX deverá ser ofertado por meio do aplicativo para celular do banco onde a conta está aberta.

Quais as vantagens para PJ?

O PIX representa mais uma opção rápida e prática para pessoas jurídicas receberem pagamentos. As vantagens são:

  • Pagamentos diretos entre pagador e recebedor sem intermediários, ou seja, transações muito mais rápidas;
  • Os pagamentos vão entrar na conta da PJ instantaneamente;
  • Os custos das transações serão menores;
  • PJs poderão usar o PIX para pagar fornecedores, salários de funcionários e tributos.

E você, o que achou dessa novidade? Certamente para os contadores digitais será uma ótima ferramenta! Para saber mais, acesse este material produzido pelo BC.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter
Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Acessórias!