A lucratividade é um ponto chave na hora de fazer o planejamento do seu escritório contábil. Seja para realizar um investimento, tomar uma decisão importante ou fazer a precificação dos serviços prestados, possuir uma gestão financeira bem estabelecida é essencial para não ter prejuízo.
Nesse sentido, a lucratividade é considerada um dos principais indicadores da saúde de um negócio e de seu futuro. Portanto, quando surgem prejuízos, a sua empresa começa a ter pequenos problemas de saúde, que se não forem remediados podem se tornar irreversíveis.
Tenha muita atenção, pois frequentemente a doença que prejudica a sua lucratividade é aquele cliente que você considera super importante, mas na verdade está te dando prejuízo.
A sua saúde financeira está em risco
Você realmente sabe quando seus clientes dão prejuízo para a sua empresa contábil? E para atender um novo cliente, você sabe se precisa contratar mais um funcionário?
Se hoje você não sabe responder essas perguntas, não tem ideia de como mensurar a demanda total que seu cliente requer da sua equipe contábil e o tempo disposto para executar cada tarefa, cuidado. Aí está o perigo do surgimento do prejuízo!
O perigo mora em não ter a real dimensão da relação entre “o trabalho que o cliente te dá” e se essa informação condiz com o honorário pago por ele. Pois esse cliente que você considera importante, ao invés de te dar lucro, muitas vezes pode estar gerando um prejuízo.
O fato do cliente ser tão importante em seu escritório está atrelado em grande parte às altas demandas que sua equipe realiza para ele?
Então, você precisa imediatamente calcular a real lucratividade desse cliente para o seu negócio e providenciar um remédio para essa doença que está surgindo e coloca em risco a saúde financeira do seu escritório.
Como verificar se o seu cliente está adoecendo a sua lucratividade
Como você mensura hoje se o seu cliente está te dando lucro ou prejuízo?
Para conhecer a real porcentagem de lucro que o cliente dá para a sua empresa contábil, é necessário relacionar esses 03 dados principais:
- A capacidade produtiva da sua equipe contábil
- As demandas geradas pelo cliente
- O valor do honorário pago por ele
Para uma análise real e confiável, você não pode se basear em suposições. É preciso trabalhar com base em informações atualizadas, consistentes e reais. Porém, na prática muitos administradores não possuem as ferramentas necessárias para mensurar tais dados e identificar os gargalos que dão prejuízo.
Meu cliente está me dando prejuízo, e agora?
Supondo que você possui um cliente de grande porte, que necessita de 2 ou 3 colaboradores focados apenas para seu atendimento. Porém, o honorário pago por ele não cobre o custo de nenhum deles. Em outras palavras, ele te dá muito mais trabalho do que retorno.
Está claro que este honorário precisa ser revisto, já que está incoerente com a alta demanda. Mesmo assim, esse pode ser o cliente que mais te pede desconto, pois não tem dimensão de tudo que você faz por ele.
A boa notícia é que com as ferramentas certas, você pode apresentar dados mensuráveis, claros e objetivos que funcionem como uma prestação de contas, evidenciando o valor do trabalho do escritório contábil.
Assim, além de não conceder o desconto, você ainda conquista a tão almejada valorização, e reajusta os honorários de forma justa e coerente.
Hoje você consegue apresentar esses dados ao seu cliente?
Seja você o médico do seu negócio!
Sabemos que os medicamentos são bastante eficazes no combate às doenças e podem salvar vidas. Na empresa contábil não é diferente!
Utilizando um sistema de gestão como o Acessórias, você pode salvar a vida financeira da sua empresa contábil, e mais que isso: fazer o seu negócio crescer.
Portanto, seja você um bom médico para o seu CNPJ! Invista na medicação que vai elevar a sua imunidade financeira e te proteger dos prejuízos que podem ser causados por honorários incompatíveis com as entregas realizadas para seus clientes.
Hoje, queremos te apresentar o módulo completo de gestão financeira do Acessórias, que te dá todas as informações necessárias para explorar ao máximo a capacidade de crescimento da sua empresa contábil: o Método APLA.
Essa funcionalidade é o remédio que vai te auxiliar no gerenciamento da capacidade produtiva e a lucratividade da empresa contábil, eliminando os gargalos que te impedem de prosperar.
Aplicando o Método APLA, você terá acesso a análises completas, atualizadas e precisas do seu negócio, facilitando ainda mais as suas tomadas de decisão.
Veja alguns indicadores que vão te dar um maior controle da empresa contábil e auxiliar na prevenção de uma doença financeira:
- Conhecer o custo por minuto trabalhado dos seus colaboradores.
- Nível de produtividade da empresa contábil.
- Lucratividade da empresa contábil.
- Projeção da capacidade de expansão dos seus negócios.
- Seus custos fixos e como diluí-los entre os honorários dos clientes.
- Ticket médio recebido.
- Prestação de contas para o cliente de forma didática.