Segundo dados de 30 de setembro de 2022, fornecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), 527.500 profissionais da contabilidade possuem registro ativo no Brasil.
Se destacar dentro deste grande segmento é um objetivo que precisa de foco e dedicação. Serão suas escolhas que vão criar uma imagem perante ao seu público alvo, sendo assim, é muito importante definir a forma com que você quer ser visto e atuar no segmento.
Por causa disto, neste material vamos te mostrar 3 tipos de contadores dentro do mercado contábil, para você realizar sua autoavaliação e se destacar.
Como está sua atuação no mercado contábil?
Hoje você busca diferenciais para o seu cliente ou continua no passado sem inovação, papelada em cima da mesa, perdendo documentos impressos e por aí vai?
Você está acomodado atrás da sua pilha de papel e sua xícara de café ou está saindo da sua zona de conforto e buscando ser destaque dentro do setor?
Faça uma avaliação da sua trajetória profissional e veja se você ficou estagnado. Em caso positivo, tome uma atitude rapidamente.
Pesquise novas soluções, estude, procure mentores e mostre-se disposto a crescer. Uma mudança de mentalidade pode fazer muito bem!
Defina o seu papel
Para sair do comodismo, é importante você planejar e definir o seu papel dentro da contabilidade. Se estiver insatisfeito com seus resultados atuais, procure entender os motivos.
Uma ótima maneira de buscar melhores resultados é procurar participar de eventos, palestras e cursos que contribuam para a sua atualização profissional.
Se você acorda pela manhã sem entusiasmo para ir trabalhar, é um forte sinal de que algo está errado em seu papel profissional. Neste cenário, você sabe em qual papel está atuando hoje dentro do setor contábil?
3 Tipos de contadores
Dentro da contabilidade podemos observar 3 tipos de papéis que os contadores costumam atuar. São eles:
– Protagonista
– Coadjuvante
– Espectador
Você sabe a diferença entre eles? Confira nos próximos tópicos.
Contador Espectador
É aquele que faz o mínimo e assiste de camarote seus concorrentes protagonistas se destacando.
Está acostumado a executar as mesmas tarefas todos os dias e fica por tempos sem receber ou buscar por novos desafios.
Por causa disso, acaba se acomodando com a própria rotina e assistindo com um balde de pipoca na mão o sucesso de seus correntes inovadores.
Contador Coadjuvante
Este perfil até ajuda seu cliente com uma dica aqui e outra ali. Ele sabe o que precisa mudar, mas ainda está preso em processos operacionais manuais. Por oferecer serviços muito básicos, nunca é o primeiro a ser lembrado pelo cliente.
O que impede o contador coadjuvante de se tornar um protagonista, muitas vezes é o medo do novo. Mas quem nunca sentiu medo do novo?
Pois é, ao inovar no trabalho e encarar dificuldades na adaptação, muitos profissionais ficam frustrados. Essa frustração faz com que o contador acabe desistindo de trazer novidades para o escritório contábil e se limitando a continuar fazendo somente o básico.
Contudo, se você se identifica como um contador coadjuvante, não desista do desejo de inovação na primeira frustração. Busque novos repertórios e novidades sobre mercado e em breve será um contador protagonista!
Contador Protagonista
Este perfil é aquele que tem evidência, utiliza soluções que otimizam sua rotina e oferece um atendimento personalizado e consultivo.
Em suma, esse processo envolve estar alinhado as novas tecnologias, ter pensamento estratégico, entender muito bem a realidade da empresa do cliente e se seus modelos de negócio.
O contador protagonista está sempre atento às tendências do mercado contábil e conta com diferenciais, como por exemplo, ter um App personalizado ressaltando o digital no seu atendimento.
E aí, em qual papel você quer atuar na contabilidade?
Se você quer ser um profissional em evidência no mundo contábil, você precisa conhecer as vantagens do Acessórias.