fbpx

05 passos para engajar sua equipe na implementação de soluções tecnológicas

Quando são propostas mudanças na rotina de trabalho da equipe, a resposta mais comum costuma ser a resistência. Isso acontece porque o nosso cérebro é condicionado a buscar estabilidade e se adaptar à mudanças é algo que demanda muita energia. Então como lidar com a resistência à mudanças durante a implementação de soluções tecnológicas no escritório contábil em um mundo que está se transformando com tanta rapidez?

Estamos vivendo uma revolução digital e tecnológica, mudamos a forma como pedimos comida, ouvimos música, escolhemos um filme, pagamos as contas e pedimos um taxi. Com a contabilidade não é diferente. Um artigo recente da revista Exame fala exatamente sobre isso, os avanços da Contabilidade 4.0 (acesse aqui).

Ferramentas digitais tem contribuído muito para melhorar processos, reduzir custos e alcançar resultados mais rápidos e assertivos nos escritórios de contabilidade. Por outro lado, diante do desconforto causado pelas mudanças que a implementação de soluções tecnológicas traz para a equipe, muitas vezes é difícil enxergá-la imediatamente como algo positivo e benéfico. 

Se você está implementando novas tecnologias na sua empresa contábil, ou está se preparando para isso e está com receio de que a equipe não engaje na mudança, nós temos algumas sugestões para você estruturar esse processo de transição e conseguir motivar e orientar sua equipe durante essa fase:

Faça uma ampla divulgação

Após fazer a escolha da tecnologia a ser implementada, o primeiro passo é comunicar a equipe contábil sobre o que será implantado. Mostre os motivos da escolha da ferramenta e o que muda na rotina a partir daí. 

Utilize todos os canais de comunicação disponíveis para fazer uma ampla divulgação: e-mail, quadros de aviso, intranet, jornal interno. Uma ótima opção é convocar uma reunião de equipe para comunicar sobre a mudança, assim você já aproveita e esclarece as dúvidas que possam surgir. Lembre-se de que nessa fase o mais importante é evitar ruídos de comunicação (a famosa “rádio peão”), tranquilizar os colaboradores e informar sobre a importância da mudança.

Comunique os benefícios da nova tecnologia

Ao divulgar a tecnologia escolhida, não esqueça de enfatizar os benefícios aos colaboradores, especialmente aqueles que interferem diretamente em suas rotinas. Um sistema de gestão como o Acessórias, por exemplo, é uma tecnologia adotada para melhorar processos, poupar tempo e trazer ganho operacional e gerencial para a equipe contábil.

Muita atenção ao falar sobre a redução de custos, dependendo do modo como esse benefício for exposto, você pode passar a ideia de que haverá redução de mão de obra, gerar insegurança e, sem dúvida, muita resistência.

Resumindo, contratou um novo sistema? Conte os benefícios para toda a equipe!

Capriche nos treinamentos

Um dos momentos decisivos na implementação de soluções tecnológicas é o treinamento da equipe. Por melhor que a tecnologia seja, para que seu potencial seja aproveitado ao máximo, é crucial que a equipe tenha segurança sobre como utilizá-la corretamente. 

Nesse sentido, antes de fechar negócio, analise como são os treinamentos e o suporte oferecidos pela tecnologia que você está contratando. Opte por soluções que ofereçam suporte contínuo e humanizado!

Se sua equipe contábil for muito grande, sugerimos que sejam selecionados dentro de cada departamento os colaboradores mais curiosos e adeptos à tecnologia. Dessa forma, eles serão os responsáveis por participar dos treinamentos e depois repassar aos demais. 

Durante a implantação do Acessórias, por exemplo, o nosso time de sucesso do cliente realiza treinamentos rápidos e remotos com a equipe contábil. Dessa maneira é possível mostrar o passo a passo da parametrização do sistema e esclarecer as dúvidas sem interferir nas rotinas já programadas. Após o período de implantação, o canal continua aberto para esclarecimentos sempre que for necessário. Somos uma empresa de tecnologia que acredita no suporte humanizado como a melhor maneira de passar confiança durante os treinamentos.

Defina metas e objetivos e recompense os resultados obtidos

Durante e após a realização dos treinamentos, para ver a utilização da nova tecnologia decolar, a melhor alternativa é estabelecer metas e objetivos. Sem elas o processo de implementação pode não fluir e o investimento se tornar um enorme desperdício de tempo e de dinheiro.

Portanto, determine metas possíveis de cumprir, crie meios de acompanhá-las e recompense os departamentos e/ou colaboradores que as atingirem.

No processo de implantação do Acessórias, alguns exemplos de metas podem ser: quantidade de entregas feitas dentro do prazo, número de dias sem atrasos, quantidade de entregas feitas pelo robô, número de atendimentos realizados via APP, etc.

Trabalhar com metas e recompensas é uma ótima forma de engajar a equipe na mudança e mantê-la motivada.

Faça com que a equipe se sinta parte da mudança

Acompanhe os resultados da implementação da nova tecnologia e converse constantemente com a sua equipe. Dê feedbacks aos colaboradores sobre os resultados obtidos e também ouça o que eles tem a dizer. 

Mostre os ganhos que as ferramentas digitais unidas à contabilidade tradicional podem trazer ao escritório. Em outras palavras, deixe claro a importância da mudança e os benefícios de acompanhar a transformação digital para oferecer um serviço mais completo aos clientes do escritório contábil.

Viu como pode ser fácil preparar a equipe contábil para a implementação de soluções tecnológicas no escritório? Agora que você já sabe como estruturar esse processo de transição, que tal conversar com um consultor Acessórias para implementar a gestão online e automatizada na sua empresa contábil?

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter

Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Acessórias!



Conheça nossos materiais gratuitos!​

Agradecemos sua visita ao nosso blog. Aproveite para conhecer nossos materiais gratuitos feitos para quem trabalha com contabilidade:

Não vá embora ainda!

Deixe o seu e-mail e receba dicas valiosas para melhorar a estratégia da sua empresa contábil.