A gestão da equipe contábil traz vários desafios. Um deles, de grande peso nos seus resultados, é a produtividade dos colaboradores dentro do escritório de contabilidade.
A produtividade é essencial, por ser um dos principais pilares que afetam a lucratividade de uma empresa. Um colaborador que não está produzindo, ou até mesmo “enrolando” para concluir suas demandas afeta diretamente todo o ciclo de prazos e entregas do escritório contábil. Esses liderados, que abalam sua produtividade, é o que chamamos de “laranjas podres”.
Nesse sentido, além de afetar as entregas do escritório contábil, as “laranjas podres” ainda prejudicam o clima organizacional da equipe contábil a medida que geram desconforto naqueles que estão fazendo o seu trabalho com responsabilidade.
Como afeta sua equipe
Imagine em sua equipe dois tipos de colaboradores: a “Laranja madura”, que está lá se esforçando ao máximo e sobrecarregada, muitas vezes deixando de entregar tarefas que trariam mais lucratividade para o escritório, devido a sobrecarga de trabalho.
Já a “Laranja podre” está indo tomar um café a cada cinco minutos, dando uma olhada em suas redes sociais e contaminando um “laranja verde” que ainda estava em treinamento.
A “Laranja podre” tem consciência que poderia realizar mais demandas e aliviar outros colegas da sobrecarga, mas ela não o faz e acaba contaminando a produtividade e o bem estar da equipe contábil.
Cabe ao gestor identificar essas laranjas podres e tomar medidas para evitar esse desperdício de tempo e mão de obra.
Como identificar as “Laranjas Podres”
O surgimento de laranjas podres no time muitas vezes acontece por uma falha da divisão de tarefas das demandas, mediante a carga horária de trabalho de cada colaborador, ou mesmo da falta de controle e visão do gestor.
Para identificar as laranjas podres, que muitas vezes não sinalizam que estão com poucas atividades para realizar, o gestor precisa estar atento.
Dessa maneira, é possível orientar a equipe e observar as ocupações de cada liderado, a fim de não manter em seu time funcionários que não agreguem valor para o seu negócio.
Lembre-se: uma “laranja podre contamina a caixa inteira”.
Como otimizar sua gestão
Para otimizar sua gestão, é necessário investir em ferramentas que te auxiliem a colocar em prática os seguintes pontos:
- Fazer planejamentos com a equipe
- Monitorar os processos e resultados
- Manter uma comunicação clara e objetiva com o time
- Conhecer bem os colaboradores
- Estruturar o organograma da empresa contábil
- Investir em tecnologia e otimizar os processos
Como o Acessórias te ajuda a eliminar laranjas podres
O Acessórias é um sistema de gestão que contribui para que o gestor tenha um maior controle e visão da equipe contábil. Por meio do Acessórias, é possível acompanhar as demandas do time, observando a distribuição de tarefas e o status das entregas.
Através do painel de Insights do Acessórias o gestor visualiza quais departamentos e colaboradores estão com muitas tarefas pendentes, quem está em dia ou mesmo aqueles que estão com um grande volume de atrasos.
Assim, é possível manter uma comunicação mais próxima com a equipe, identificar os gargalos e corrigi-los, antes que tragam prejuízos para a lucratividade e clima organizacional da empresa contábil.
Já o Método APLA (Análise de Produtividade e Lucratividade do Acessórias), permite que o gestor analise de forma prática e precisa a carga horária total mensal de cada colaborador, observando a parcela para a qual já existem obrigações e tarefas alocadas.
Assim, fica fácil identificar quem está sobrecarregado e quem está cheio de tempo livre disponível para atender novas demandas!