fbpx

Captação de Clientes: Como aplicar a Análise SWOT no Escritório Contábil

Não importa se estamos falando de comércio de produtos ou serviços, quando se fala em conquista de novos clientes, o que não faltam são empresas interessadas, certo? Por isso nesse artigo vamos falar sobre como utilizar a análise SWOT no escritório contábil como ferramenta na captação de clientes.

Nem sempre querer crescer significa estar preparado para isso. Dessa forma, ampliar o número de clientes sem ter uma estrutura adequada para atender a nova demanda com qualidade pode trazer um sério prejuízo à reputação do seu negócio.

Além disso, muitas empresas falham em deixar o planejamento de lado e executar ações baseadas apenas na própria intuição. No caso da empresa contábil, por exemplo, não adianta aumentar a quantidade de clientes e sobrecarregar a equipe, perder o controle do que está sendo realizado e atrasar entregas.

Cometer esses erros além de não ajudar, acabam prejudicando seu sucesso no mercado. Em outras palavras, é preciso alinhar estratégias que permitam a expansão da sua empresa contábil sem prejudicar sua reputação.

Então antes de buscar mais clientes faça uma análise do seu negócio!

Conheça aquilo que você faz bem e reconheça aquilo em que precisa melhorar. Para fazer esse estudo sugerimos utilizar a análise SWOT no escritório contábil (em inglês, strenghts, weaknesses, opportunities e threats) que é uma ferramenta do marketing utilizada para levantar as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa.  Dessa forma, essa avaliação global vai levantar dados internos e externos importantes sobre a realidade da atuação do seu escritório de contabilidade e te ajudar a pensar estratégias para otimizar o seu serviço.
Realizar a análise SWOT no escritório contábil é fundamental para a gestão. Ela engloba a pesquisa em diversos ambientes, com foco no retorno econômico e financeiro, desenvolvimento de um planejamento estratégico eficaz e estabelecimento de metas a serem seguidas. Esse é o primeiro passo para o crescimento, pois vai te dar uma visão geral do seu negócio e assim você poderá fazer os ajustes necessários antes de receber seus novos clientes. Além disso, utilizando a análise SWOT no escritório contábil como base para seu planejamento, suas chances de sucesso serão muito maiores.

Não sabe por onde começar? Nós vamos te ajudar!

Análise do Ambiente Interno

Forças: Levantar e analisar as vantagens internas da sua empresa contábil em relação à concorrência. Qual é o diferencial competitivo da empresa, nível de conhecimento do segmento e tecnologias disponíveis, qualificação dos profissionais, reputação, imagem, recursos físicos, e outros.

Fraquezas:  Levantar e analisar as desvantagens internas da sua empresa contábil em relação à concorrência.  São fatores que impedem resultados potencialmente melhores, mas que podem ser trabalhados com a gestão. Você deve identificar os motivos de insatisfação e perda de clientes, baixa produtividade, entre outros.

Exemplos de itens a serem analisados:

Sobre a equipe

  • Como é a qualidade do atendimento da sua equipe?
  • O rendimento e a qualidade do trabalho realizado é satisfatório?
  • Existem investimentos na qualificação e atualização do profissional (treinamentos, cursos, orientações)?
  • Sua equipe consegue cumprir os prazos das obrigações e tarefas e evitar multas?

Sobre a empresa

  • Sua empresa é referência na prestação de serviços de contabilidade em sua região?
  • A localização da sua empresa contábil é boa e de fácil acesso?
  • Sua empresa é financeiramente estável?
  • O controle de prazos e de documentos de sua empresa funciona?
  • Sua empresa investe em tecnologia (sistemas de gestão, automação de processos, arquivos de documentos na nuvem)?

Depois disso, lembre-se sempre de comparar os itens analisados com seus concorrentes, para ter uma comparação de desempenho.

Análise do Ambiente Externo

Oportunidades: Examinar os aspectos do contexto no qual a empresa está inserida e verificar como elas podem potencializar o negócio.

Ameaças: Avaliar os fatores externos do ambiente no qual a empresa está inserida que são capazes de influenciar o desempenho do negócio negativamente.

Exemplos de itens a serem analisados:

  • Complexidade e mudanças da legislação;
  • Novos serviços potenciais que podem ser ofertados;
  • Situação do mercado contábil e financeiro;
  • Identificar influências sociais, culturais e políticas favoráveis e desfavoráveis para o seu negócio;
  • Estudo do mercado, surgimento de novos concorrentes;
  • Surgimento de novas tecnologias que influenciam seu ramo de atuação.

Certamente você já ouviu dizer que é importante “arrumar a casa antes de receber visitas”. Em conclusão, a Análise SWOT no escritório contábil vai te ajudar a ter uma visão ampla e clara das melhorias necessárias para otimizar seus serviços. A partir daí você poderá criar estratégias mais efetivas para a captação de clientes.

Caso ainda esteja com dúvidas de como estruturar a análise, nós preparamos essa planilha modelo para você utilizar.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Solicite uma demonstração grátis

Newsletter

Assine nossa newsletter e tenha acesso a materiais de alta relevância, dicas e novidades do Acessórias!